CÍRIO DE NAZARÉ

CÍRIO DE NAZARÉ
O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MUNICÍPIO DE PORTO GRANDE

A atração turística do município de Porto Grande é centrado em um belo balneário e no festival anual do abacaxi, realizado em 2011 nos dias 16, 17e 18 de Setembro, onde atrai visitantes de todo o Estado. No Festival do Abacaxi, o Município de Porto Grande (AP), se torna o maior espaço de comercialização do fruto (licor; doce; bombom;...). A programação do evento acontece em uma avenida de 600 m, balneário e arena para show com 200 m². Porto Grande está distante da capital, Macapá, 103 km, numa viagem que dura em torno de uma hora e meia pela BR-156.




terça-feira, 13 de setembro de 2011

PARADA PARA DEGUSTAÇÃO

A culinária do Estado do Amapá  assemelha-se a quase todos os Estados da Região Norte, com comidas exóticas e principalmente regionalizadas, como você pode ver abaixo:

 MANIÇOBA Os mais tradicionalistas dizem que a preparação ideal dura uma semana. Pega-se a folha da maniva (folha da mandioca) que, depois de moída, deve ser cozida por pelo menos quatro dias. Depois acrescenta-se o charque, calabresa, toucinho, mocotó, orelha e costelas salgadas de porco.

 TACACÁ O tacacá é um tipo de sopa, caldo ou consome, servido em cuias e, em muitas cidades da região norte vendido nas ruas pelas "tacacazeiras". São misturados, na cuia, o tucupi, a goma de tapioca cozida, o jambu e o camarão seco. A pimenta é a gosto.

 VATAPÁ é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar. Vatapá é um prato típico da cozinha da Bahia, também é muito famoso no Amapá e no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

AÇAÍ OU JUÇARA é o fruto bacáceo de cor roxa, que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro. O açaí é um alimento muito importante na dieta nortista, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa. Experimente comer com um bom prato de camarão no bafo (cozido só com sal e limão).
Não esqueça de experimentar as carnes e peixes a moda da casa, com certeza não vai se arrepender.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BALNEÁRIO DA FAZENDINHA

Localizado a 16 quilômetros do Centro de Macapá, o balneário tem areia clara e macia protegida pela sombra das arvores. A estrutura conta com bares, restaurantes, palco para shows e playground.


terça-feira, 6 de setembro de 2011

APA DO CURIAÚ

É um antigo quilombo, formado por descendentes dos escravos levados à região para participar da construção da Fortaleza de São José de Macapá. Localiza-se a 8 km do Centro de Macapá e é dividida em quatro núcleos – Curiaú de Dentro, Curiaú de Fora, Casa Grande e Curralinho. A população local chega a 1500 pessoas. Trata-se de uma região de beleza natural que engloba vegetação da Floresta Amazônica, Cerrado e várzea e é protegida como Área de Preservação Ambiental (APA).