CÍRIO DE NAZARÉ

CÍRIO DE NAZARÉ
O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MUSEU SACACA


    O Museu Sacaca (Centro de Pesquisa Museológicas Museu Sacaca) é uma instituição cultural e cientifica localizada na cidade de Macapá. É subordinado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), órgão público responsável por fomentar e divulgar a produção científica e tecnológica local. Está sediado em uma extensa área de aproximadamente 12 mil metros quadrado, no bairro do trem.
    Venha fazer um passeio inesquecível pelos espaços do Sítio Arqueológico, conhecer a Casa dos Ribeirinhos, as Casas Indígenas, Casa da Farinha, Casa dos Castanheiros, o monumento ao Marabaixo, as Praças das Etnias e do Sacaca, conheça ainda o barco Regatão Milagres de Nossa Senhora, um barco exposição, trazendo os produtos que eram vendidos na época, e com uma grande novidade: ele, diferente do anterior, vai navegar no pequeno rio, dando a sensação aos visitantes dos caminhos da Amazônia.
    Depois de Cansado é só se deliciar com comidas e sorvetes regionalizados em uma bela praça de alimentação, ainda dentro das dependências do lindo museu.