CÍRIO DE NAZARÉ

CÍRIO DE NAZARÉ
O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

Administrada diretamente pela Capitania do Grão-Pará e Maranhão, a obra foi iniciada em 29 de junho de 1764. No mesmo ponto em que anteriormente se construíram os redutos de 1738 e 1761, veio a Fortaleza ser erguida estrategicamente na foz, pela margem esquerda do rio Amazonas, onde exerceria as funções de: impedir por esta via, a entrada de navios invasores.

7 comentários:

  1. Realmente a Fortaleza de São José de Macapá é um das sete maravilhas do Brasil. Fico
    muito feliz de ter nascido nessa cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Realmente concordo com vc, uma tarde na bela Fortaleza de São José é maravilhoso, sem falar a obra arquitetônica toda construída com pedras. Devemos valorizar mais nossas riquezas. Eu valorizo e vc?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, pois nossa cidade é pequena mais possui pontos turísticos lindos.Só queria sugerir que contasse sobre a história da estátua de São José Padroeiro de nossa cidade!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Irei passar minhas ferias em Macapá, minha alpercata vai ficar aperreada, adorei o blog.
    Esta fortaleza e a FORTALEZA, enorme, ESTOU ABESTALHADO, tenho que visitar.
    RECOMENDO QUE VISITE O CEARA, TAMBÉM É LINDO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente Sergio nossa Fortaleza é linda, so vendo de perto para ter a noção. Ah! Com relação ao Ceará já conheço, passei as férias com minha família no ano de 2010 e retornei neste ano. Foi demais!

    ResponderExcluir
  6. Titsanium Art: the new microtouch Solo Titanium
    Titsanium Art: the new microtouch ion chrome vs titanium Solo Titanium is titanium hair straightener the latest collaboration between the titanium linear compensator manufacturer of the iconic Titsanium titanium white dominus stone stone, titanium flashlight

    ResponderExcluir