CÍRIO DE NAZARÉ

CÍRIO DE NAZARÉ
O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

APA DO CURIAÚ

É um antigo quilombo, formado por descendentes dos escravos levados à região para participar da construção da Fortaleza de São José de Macapá. Localiza-se a 8 km do Centro de Macapá e é dividida em quatro núcleos – Curiaú de Dentro, Curiaú de Fora, Casa Grande e Curralinho. A população local chega a 1500 pessoas. Trata-se de uma região de beleza natural que engloba vegetação da Floresta Amazônica, Cerrado e várzea e é protegida como Área de Preservação Ambiental (APA).

7 comentários:

  1. Ola pequeno Nicolas. Você é lindo!
    estou fazendo um trabalho sobre a APA do Curiaú e na pesquisa me veio seu blog, muito interessante. as pessoas que aparecem com você nas imagens devem ser seus familiares, pois são xerox.
    Beijos lindinho.

    ResponderExcluir
  2. Ola Nicolas, a Marta me falou do seu blog e fiquei loca para acessar, posso usar suas imagens para ilustrar minhas apresentações acadêmicas? farei referencias claro.
    Tão jovem e tão criativo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marta e Celisa, fico feliz de vcs estarem querendo usar meu blog em seus trabalho. Afinal de contas esse é nosso Estado e por isso quanto mais divulgação melhor para todos nós, fiquem a vontade. Nicolas
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Nicolas que bom que estão gostando do seu blog, fico muito feliz por vc!Parabéns continue assim bjs

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem Nícolas?
    Estou fazendo algumas pesquisas para meu pai que é escritor e me deparei com seu blog, achei muito interessante, mas ainda, pois pude rever um grande amigo, mesmo sendo on line, acredito que seja seu pai, pois como sempre um Henry protetor e presente, a cara também não nega.
    Desejo saúde e felicidade a você e sua família e um grande abraço ao meu eterno amigo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernando,
    Meu pai falou-me da amizade de vcs, fico feliz e espero que esse seja mais um caminho para vcs relembrarem de como é bom ter amigos.
    Tchau!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal conhecer a história de nossa terra Amapá.
    Legal seu blog. Adorei!

    ResponderExcluir