CÍRIO DE NAZARÉ

CÍRIO DE NAZARÉ
O Círio de Nazaré, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunindo cerca de seis milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854. Em Portugal é celebrada no dia 8 de Setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PARADA PARA DEGUSTAÇÃO

A culinária do Estado do Amapá  assemelha-se a quase todos os Estados da Região Norte, com comidas exóticas e principalmente regionalizadas, como você pode ver abaixo:

 MANIÇOBA Os mais tradicionalistas dizem que a preparação ideal dura uma semana. Pega-se a folha da maniva (folha da mandioca) que, depois de moída, deve ser cozida por pelo menos quatro dias. Depois acrescenta-se o charque, calabresa, toucinho, mocotó, orelha e costelas salgadas de porco.

 TACACÁ O tacacá é um tipo de sopa, caldo ou consome, servido em cuias e, em muitas cidades da região norte vendido nas ruas pelas "tacacazeiras". São misturados, na cuia, o tucupi, a goma de tapioca cozida, o jambu e o camarão seco. A pimenta é a gosto.

 VATAPÁ é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar. Vatapá é um prato típico da cozinha da Bahia, também é muito famoso no Amapá e no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

AÇAÍ OU JUÇARA é o fruto bacáceo de cor roxa, que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro. O açaí é um alimento muito importante na dieta nortista, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa. Experimente comer com um bom prato de camarão no bafo (cozido só com sal e limão).
Não esqueça de experimentar as carnes e peixes a moda da casa, com certeza não vai se arrepender.

2 comentários:

  1. Oi meu lindo, estou de volta.
    Estou usando as figuras de seu blog, acho que toda a turma, porém fui a primeira e estou usando os meus direitos com este bando de invejosos, rsrsrs.
    Já estou com fome.
    beijos lindinho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. As fotos estão lindas!

    ResponderExcluir